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Como implementar um Plano de Negócio

  • Foto do escritor: Paola Lima
    Paola Lima
  • 19 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

A Pandemia mudou a forma como trabalhamos, demonstrou que o local não é tão relevante. Com isso, para muitos desafiou o seu modelo de negócio e forçou grande parte a remodelar do modo off-line para o on-line. Sem tempo para pensar, os ajustes foram feitos no meio do caminho, a fim de continuar o atendimento da clientela.


Por isso, é importante mais do que nunca ter um PLANO, ou plano de negócio claro e prático que ajudará não apenas a sobreviver à Pandemia, mas a prosperar quando tudo isso passar por definitivo.


Mas então, o que é um plano de negócio?


Para explicar quero começar com o trecho do livro O Pequeno Príncipe que diz: “Um objetivo sem um plano é um desejo”. Sabemos que os negócios não florescem a partir de desejos, apenas. Necessário ter um planejamento de negócio com uma abordagem estratégica para entender onde se deseja chegar e como chegará.


Ter um plano de negócio fornecerá um roteiro tático para ajudá-lo a planejar, rastrear e avaliar seus principais objetivos dentro da empresa. De acordo, com a prática da consultoria jurídica defini alguns elementos essenciais para implementar um plano de negócio de sucesso.


1- DEFINA O ESCOPO


O plano de negócio pode acontecer em diferentes níveis dentro da empresa, desde da diretoria até subequipes individuais. O melhor planejamento estratégico consegue abarcar todos os níveis da empresa, incluindo prazos longos (5 a 10 anos) ou períodos mais curtos (até 18 meses).


A implementação deve acontecer nos diferentes níveis e com ações específicas para cada área de acordo com seus objetivos. Mas todos líderes internos devem combinar para permitir que a empresa cumpra sua missão principal.


2- COLOQUE TODOS A BORDO


Permita que o planejamento de negócio seja um processo colaborativo. Todo mundo adora fazer parte de algo e a maioria das pessoas não gostam que digam o que fazer, por isso, tenha um propósito. Um método colaborativo permitirá ouvir as partes envolvidas.


Com a definição clara das funções e responsabilidades ajudará na prestação de contas para toda equipe, além de contar com a ajuda de todos.


3- CRIE UMA META COMUM


Para o sucesso do planejamento necessário um objetivo comum, geralmente atrelado com visão ou missão da empresa. Com objetivo criado este será o ponto de referência para orientar a tomada de decisão e desafiar comportamentos dentro da sua empresa.


4- REVEJA AS ATIVIDADES CHAVES DO SEU NEGÓCIO


Reserve um tempo para listar e rever os produtos e serviços que você vende, como vende e para quem, se esta de acordo com a cultura da organização. Considere até mesmo o mercado em que você está atuando e se houver novos mercados que possa considerar entrar.


Sua pesquisa de mercado precisará incluir algumas análises do setor e da concorrência, bem como definir uma proposta de venda exclusiva e estratégia de posicionamento. Particularmente trata-se de encontrar lacunas no mercado e preenchê-las.


5- IDENTIFIQUE AS CHAVES PARA O SUCESSO


Agora que você revisou todos os elementos do seu negócio, é hora de identificar as principais questões nas quais você precisa se concentrar para alcançar sua Visão.

É importante reconhecer que você não pode consertar tudo de uma vez. De acordo com os seus recursos, selecione as 4 a 8 principais questões que são as chaves para o sucesso do negócio.

Lembre-se de trabalhar para atingir as metas SMART, que podem ser medidas com eficácia ao longo do tempo.

Defina o KPIS (indicador- chave de desempenho) que você usará para medir cada meta, procure gerenciar os dados e sistemas de negócios digitais para fornecer análises e percepções claras sobre seu desempenho.


6- CRIE UM PLANO DE AÇÃO


Depois de identificar os KPIS é hora de criar um plano de ação que identifica o que você está tentando alcançar, quais ações para realizar, os responsáveis e orçamento alocado para cada atividade.


Seu plano de ação será o fator chave para o sucesso do negócio, ele dividirá as pequenas tarefas e ter as métricas dos resultados para refletir e reajustar no decorrer do projeto.



7-IMPLEMENTE SEU PLANO DE NEGÓCIOS


Por fim, para manter as coisas sob controle, recomenda-se marcar um horário por mês para reunir a equipe e discutir o andamento do plano de ação. Lembre-se de que o planejamento de negócios é uma atividade contínua que deve ser revisada e monitorada regularmente.



Essas são algumas dicas para se manter firme durante a crise. Tenha sempre um plano!!!


Afinal, mar calmo não faz bom marinheiro!!! Sucesso e mãos a obra!!!!




 
 
 

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